O sonho de qualquer empresário é que suas receitas sejam previsíveis.
Esta previsibilidade pode e deve ser construída com implementação de técnicas relativamente simples e criativas.
Diferente das metodologias utilizadas no passado, em que não havia clareza na forma de provocar a demanda para compras recorrentes, hoje, com o aprimoramento do digital, ficou mais fácil implementar estratégias de engajamento que fomentam a compra recorrente de produtos e serviços.
Carteiras recorrentes podem ser construídas de diversas formas, tais como clube de assinaturas; planos mensais; bônus de indicação; Cash Back, etc., sendo que todas essas técnicas, em conjunto ou separadamente, tem por escopo o fomento para o consumo recorrente, de modo a gerar previsibilidade de receitas com aumento do LTV(Life Time Value), que é o valor de receita decorrente da compra de determinado cliente em certo período de tempo.
Cada vez mais os consumidores manifestam sua preferência por determinada marca a partir do sentimento de pertencimento, de comunidade, que geram os chamados promotores de marca, que são aqueles clientes que, para além de comprar recorrentemente, indicam o produto ou serviço para outros clientes potenciais.
Justamente este sentimento de pertencimento é que é o responsável pela previsibilidade de receita, pois, como se sabe, clientes satisfeitos tendem a retornar para uma segunda jornada de compra em ciclos que se retroalimentam em determinado período de tempo.
Por outro lado, clientes que não possuem sentimento de comunidade ou de pertencimento com certa e determinada marca vagam como verdadeiros “órfãos” na esteira de consumo, migrando de empresa para empresa, em busca de algo que os inspire a compras recorrentes.
É da natureza humana, por um princípio de proteção instintiva, que permaneçamos consumindo de marcas/empresas que nos causem estabilidade e estímulo.
Estabilidade traduzida pela previsibilidade de que sempre seremos surpreendidos positivamente pela marca, ou seja, não teremos dissabores com queda de padrões de qualidade nas experiências.
Estímulo no sentido de que sempre seremos provocados organicamente para novas jornadas de compra que satisfarão nossos desejos de consumo, motivando-nos, inclusive a promover a marca para amigos e clientes.
Desta forma, os princípios que devem nortear qualquer empresa voltada para carteiras recorrentes são sempre voltados para o sentimento de comunidade, gerando no íntimo dos clientes o sentimento de satisfação e orgulho por participarem do “Movimento” da marca.
Esta cultura de relacionamento será responsável pelo aumento do consumo, da recorrência e, consequentemente, aumento da previsibilidade de receitas.